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Marketing de influência. Como trabalhar com influenciadores para almentar o alcance da sua marca

O marketing de influência tem se tornado uma das estratégias mais eficazes para as marcas alcançarem novos públicos, aumentarem suas vendas e fortalecerem sua presença online dos últimos anos. Isso porque essa é uma estratégia que utiliza pessoas conhecidas para influenciar outras a consumir ou produto ou serviço. 

Esses influenciadores, são pessoas reais ou personagens fictícios que possuem um perfil nas redes sociais e que têm um público fiel que o acompanha e que confia em suas opiniões. Por isso, são conhecidos por influenciadores, porque influenciam seu público a auxiliam as marcas atingirem mais audiências-alvo de forma autêntica e persuasiva.

Desenho de uma pessoa

Descrição gerada automaticamente com confiança baixa

Mas afinal, como trabalhar com influenciadores para aumentar o alcance da sua marca?

Primeiro passo é escolher o influenciador certo para o seu negócio. É fundamental escolher uma pessoa que compartilhe dos mesmos valores que a sua empresa e que tenha uma audiência alinhada com o perfil do seu público-alvo, nicho de atendimento e comportamento dos seus consumidores. 

Dica importante: Não basta ter um grande número de seguidores se a maioria deles não se interessa pelos seus produtos, neste caso a qualidade e o engajamento são muito mais importantes do que a quantidade.

Exemplo: Se você tem uma loja de cosméticos, trabalhar com influenciadores que trabalham no ramo da estética e divulgam informações sobre como cuidar a pele, como fazer maquiagem com acabamento profissional, alguém que tenha propriedade de fala terá muito mais efeito do que convidar um influenciador com milhares de seguidores, com público voltado para o esporte. Entendeu? 

Mulher falando no celular

Descrição gerada automaticamente com confiança baixa

Apesar de ouvirmos falar com mais frequência dos grandes influenciadores, no próximo ano vamos ver muitos micros e nanos influenciadores se destacando no mercado. Por isso, fique atento para fazer a escolha certa.

Assim como qualquer área do marketing, incluir um influenciador na divulgação da sua marca precisa de estratégias e planejamento. Falando nisso, o planejamento é o segundo passo para um marketing de influenciador de sucesso.

Como os influenciadores têm um relacionamento próximo com seus seguidores, isso precisa ser aproveitado de forma assertiva. Quando os influenciadores compartilham sua marca, é importante que a promoção seja autêntica e ressoe com naturalidade para o seu público. O conteúdo não deve parecer forçado ou como um simples anúncio. Para isso, apresente seus objetivos e deixe que eles criem algo criativo, que se encaixe com seu estilo e a linguagem que usam com seus seguidores.

Dica importante: Apesar do influenciador conhecer melhor o seu público fiel, saber como manter uma conversa ao apresentar o seu produto, a gestão da campanha tem que ficar nas mãos do seu time de marketing, afinal essa estratégia de venda precisa estar alinhada com as demais, e essas informações ninguém conhece melhor do que você.

Manter uma conversa clara e objetiva com o seu influenciador pode evitar dores de cabeça desnecessárias para ambas as partes.

Por fim, você pode criar seu próprio influenciador. Eleger um colaborador como embaixador da marca permite também ter certo alcance, a depender da estratégia. Se sua empresa vende equipamentos, colocar um dos seus melhores vendedores para ser influencer te trará bons resultado de marketing de influência. Lembre-se de que mais do que seguidores, você precisa ter uma conversa clara com as pessoas que tem interesse no seu produto e o vendedor conhece muito bem o produto, podendo enaltecer as qualidades e apresentar as vantagens como ninguém.

Homem ao lado de um caminhão

Descrição gerada automaticamente com confiança média

Ou, ainda, seguir o exemplo da Magazine Luiza, que criou uma personagem fictícia que conversa e interage com o público, a Lu do Magalu.

Assim como qualquer estratégia de marketing, é essencial acompanhar e medir os resultados de suas campanhas de influenciadores. A maioria das plataformas de redes sociais fornece métricas detalhadas de engajamento, como curtidas, compartilhamentos e comentários, além de dados sobre o tráfego e vendas geradas a partir das postagens. Isso ajudará a ajustar suas futuras campanhas para melhorar os resultados.

O marketing de influência se manterá como uma tendência forte para o ano de 2025 e adotar essa estratégia dentro da sua empresa pode ampliar seu alcance e aumentar muito as suas vendas. Ao trabalhar com influenciadores, você ganha visibilidade, aumenta a confiança e o engajamento com seu público-alvo. Escolha os influenciadores certos, crie conteúdo autêntico, amplie seu alcance e destaque a sua marca. 

Se você está pronto para começar sua jornada no marketing de influência, mas não sabe como começar, entre em contato com a nossa equipe e saiba como identificar os influenciadores certos e criar campanhas que façam sua marca brilhar!